Visite nosso grupo de debate

http://televisoeeducaoinfantil.groups.live.com/ Nele os temas apresentados aqui serão debatidos mais a fundo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DEFESA DA AGÊNCIA DM-9 NO CONAR (CASO DAS TESOURINHAS DO MICKEY)

Seguem partes da defesa feita pela agência DM-9, em resposta a denúncia feita no CONAR - CONSELHO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA sobre o anúncio que ficou conhecido pelas crianças como "Eu tenho, você não tem":
É só um "eu tenho" e "você não tem".

"É uma colocação.

Nada impede que uma criança ao assistir ao filme diga: "eu não tenho porque não quero" ou "eu não tenho porque não gosto de ratos".

Tudo é possível nesta faixa etária.

Raphael Sampaio comenta o comercial na Revista ABOUT nº 200, de 30/06/92, dizendo: "... e terá como tema a frase "Só você ainda não tem". Está programada, para uma primeira fase, a veiculação de dois comerciais (onde as crianças, com carinhas de sapeca, provocam o telespectador: "eu tenho, você não tem"... Nada de agressão. (doc.1)

O comercial também não estimula um comportamento anti-social na criança. Longe disso.

O filme retrata o comportamento infantil, levando através da pesquisa...

Não é o comercial que leva a criança a agir desta forma.

4. O comercial apenas retrata as crianças que, naturalmente, todos os dias e em todas as casas, agem assim. Porque a propaganda não é condicionante.

Não é determinante.

Neste sentido, lembramos a colocação cristalina de Caio Domingues que numa palestra sobre "Código de Defesa do Consumidor", bem ponderou à platéia que a propaganda não impõe comportamentos à sociedade, porque a propaganda simplesmente espelha o comportamento da sociedade.

Ela flagra este comportamento.

Portanto, é profundamente contraditório punir o anúncio que retrata um comportamento que é, realmente, da sociedade. Existe na sociedade. Não é criado pelo anúncio."

Fonte: Site do Conar (http://www.conar.org.br/html/decisoes_e_casos/casos/cad4criancas_cas33.htm)

Um comentário:

  1. Concordo em gênero, número e grau. E defendo a proposta da mesma maneira. Perfeita a colocação que diz que a propaganda não impõe comportamentos à sociedade, porque a propaganda simplesmente espelha o comportamento da sociedade. Que criança não tira onda com a cara da outra porque tem um brinquedo novo, ou uma roupa nova, que está na moda... O comercial é show! O conceito fantástico! Devem ter vendido muitas tesourinhas! rsrs...

    ResponderExcluir